O MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) é um projeto idealizado pelo educador Paulo Freire e que acontece há décadas em todo o Brasil. Em São Paulo, por meio da parceria com a Prefeitura, ONGs como a Associação Metodista Livre (Agente) podem fazer parte desse projeto, organizando salas de alfabetização de adultos e promovendo o direito à educação a essa população que, por diversos motivos, esteve excluída do processo de escolarização formal.
Na Associação, mantemos uma sala de alfabetização de adultos desde 2004. Inicialmente, tínhamos uma parceria com o Alfa-USP, um projeto desenvolvido por estudantes da vizinha Universidade de São Paulo. Após o término desta parceria, continuamos o projeto com recursos próprios por um tempo e, em 2010, firmamos a convênio com o MOVA, da Prefeitura Municipal de São Paulo - SP.
Criar momentos de construção e apropriação do conhecimento sobre a leitura e escrita, de forma que esse conhecimento amplie a visão de mundo do jovem/adulto atendido pelo projeto; Promover a criação de vínculos entre os moradores da comunidade; Valorizar as suas histórias de vida, proporcionando emancipação dos alunos e garantindo a formação de cidadãos mais autônomos e críticos.
Moradores da Comunidade São Remo, com idades variadas (de 33 a 85 anos). Dos alunos que atendemos até o momento, estimamos que metade deles nunca havia frequentado nenhum tipo de ambiente escolar antes de ingressar no projeto.
Aulas de segunda a quinta-feira no período noturno, com foco na alfabetização e letramento.
Parte do projeto é financiada pela Prefeitura Municipal da Cidade de São Paulo e a outra parte é completada por doações de pessoas físicas recebidas pela Associação.
Você pode ser parceiro dessa ação. Quer saber como?