Espaço Girassol

Projeto de Educação Integral que oferece atividades socioeducativas no período complementar ao da escola regular. Atende crianças de 6 a 11 anos, promovendo um ambiente seguro que pretende proteger o espaço da infância, possibilitar o desenvolvimento de comportamentos saudáveis e permitir o convívio respeitoso com as outras pessoas.

Como tudo começou

A Agente tem atuado na comunidade de São Remo, buscando oferecer projetos e ações que respondam às necessidades dos moradores. Uma das demandas iniciais eram os espaços de creches e pré-escolas, por isso, de 1994 a 2013, nossos projetos se voltaram para o atendimento das crianças pequenas (até 6 anos). Por um período, o Projeto Girassol passou a ser o CEI Girassol, conveniado com a Prefeitura da cidade de São Paulo. 

Mas, depois de um tempo, ao revisar sua missão na comunidade, a Agente percebeu que precisava acompanhar as crianças e suas famílias por um período maior de suas vidas, estendendo o atendimento para as crianças maiores e ampliando as ofertas dos projetos desenvolvidos. Assim, nasceu o Espaço Girassol e vários outros projetos que desenvolvemos hoje.

Objetivos do projeto

Promover atividades que visam o desenvolvimento integral de crianças de 6 a 10 anos, criando com elas e toda a comunidade, um espaço de aprendizagens significativas para o exercício de sua cidadania.

Público atendido

Os participantes do projeto são crianças de 6 a 10 anos moradoras da Comunidade São Remo, matriculadas no Ensino Fundamental nas escolas públicas que atendem a região.

Principais atividades

São realizadas atividades, chamadas “oficinas”, que visam à formação integral das crianças, complementando a educação fornecida nas escolas (oficinas de Leitura, Capoeira, Informática, Comunicação e Expressão, Jogos Matemáticos, Musicalização, Corpo e Saúde, Brinquedos e Brincadeiras entre outras).

Fontes de recursos

Atualmente, o projeto é patrocinado pela Missão Aliança (organização norueguesa que apadrinha projetos sociais no Brasil e em outras partes do mundo) e doações de pessoas físicas (padrinhos/madrinhas).

Você pode ser parceiro dessa ação. Quer saber como?