Mova

O MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) é um projeto idealizado pelo educador Paulo Freire e que acontece há décadas em todo o Brasil.  Em São Paulo, por meio da parceria com a Prefeitura, ONGs como a Associação Metodista Livre (Agente) podem fazer parte desse projeto, organizando salas de alfabetização de adultos e promovendo o direito à educação a essa população que, por diversos motivos, esteve excluída do processo de escolarização formal.

Como tudo começou

Na Associação, mantemos uma sala de alfabetização de adultos desde 2004. Inicialmente, tínhamos uma parceria com o Alfa-USP, um projeto desenvolvido por estudantes da vizinha Universidade de São Paulo. Após o término desta parceria, continuamos o projeto com recursos próprios por um tempo e, em 2010, firmamos a convênio com o MOVA, da Prefeitura Municipal de São Paulo - SP.

Objetivos do projeto

Criar momentos de construção e apropriação do conhecimento sobre a leitura e escrita, de forma que esse conhecimento amplie a visão de mundo do jovem/adulto atendido pelo projeto; Promover a criação de vínculos entre os moradores da comunidade; Valorizar as suas histórias de vida, proporcionando emancipação dos alunos e garantindo a formação de cidadãos mais autônomos e críticos.

Público atendido

Moradores da Comunidade São Remo, com idades variadas (de 33 a 85 anos). Dos alunos que atendemos até o momento, estimamos que metade deles nunca havia frequentado nenhum tipo de ambiente escolar antes de ingressar no projeto.

Principais atividades

Aulas de segunda a quinta-feira no período noturno, com foco na alfabetização e letramento.

Fontes de recursos

Parte do projeto é financiada pela Prefeitura Municipal da Cidade de São Paulo e a outra parte é completada por doações de pessoas físicas recebidas pela Associação.

Você pode ser parceiro dessa ação. Quer saber como?